O Sertanejo do Século XXI

Rafael Martins Schwert
Caroline Urbano Tavares
bruno barone

Quem nunca ouviu um “modão” em um churrasco de família, ou se esbaldou nos karaokês da vida com “evidências” de Chitãozinho e Xororó, não sabe o quanto a música sertaneja tem participação ativa na vida de muita gente. Além de marcar muitos relacionamentos, e fazer com que tudo vire poesia, o sertanejo de antigamente,  traz em seus trechos, muita história para contar. Vai bem além de romance “escrachado” dos dias atuais, ele também conta como é a vida no campo, e como o simples também pode ser encantador.

Mas vemos uma mudança ao longo do tempo, nas letras, no modo que são compostas, na melodia, e nem por isso deixa de ter perfil sertanejo. Existem as misturas de estilo, que deixaram o “sertanejo do século XXI”, um pouco mais ousado, com muita “ostentação”, carrões, mulheres bonitas, tipicamente de estilos musicais como o funk. O “sertanejo raiz” canta a beleza dos campos, o som dos pássaros, os riachos e as belezas naturais, não é uma regra, mas se fizer uma análise, vemos escancarada essa distinção do antes e o do depois.

Artistas renomados, também se renovaram para não ficar para trás, não deixam de cantar amor em forma de poesia, mas sabem que hoje as pessoas gostam de letras fáceis, o famoso “chiclete”, e por isso investem em canções com esse perfil também.

Mas também são inspiração para quem está entrando agora no mercado musical, que cresce constantemente. Ao se reinventar, as músicas de “agora”, também trazem vozes fortes de mulheres, que chegaram com força, mostrando que o “caipira” não é só pro rapaz que canta que “em festa de rodeio não dá pra ficar parado, tem Cowboy e boiadeiro e mulher pra todo lado”. Tem também a moça do coração partido, do marido “infiel”, a dos “50 reais” e a que tem “medo bobo”, que pede pro “garçom trocar o DVD, que a moda faz sofrer e o coração não aguenta”.

Como em qualquer estilo musical, todo público é bem-vindo, e independente de como fazer o trecho da música, o importante é passar sua mensagem, seja cantando amor, seja cantando “sofrência”, ou até sobre as noitadas, fruto de muitos sentimentos confusos.