A essência do pop

Lucas Abreu Moura

Trazendo diversidade cultural desde 1930, a música pop passou por diversas mutações durante todos esses anos de existência, temáticas variadas e artistas com identidades únicas. Mas nunca perdeu sua essência nem sua relevância, basta ligar o rádio do carro, um canal de TV voltado para clipes musicais ou assistir uma premiação para perceber como a música pop continua fazendo a cabeça do grande público.

Talvez o segredo do pop esteja em sua batida simples e extremamente chiclete, que gruda na cabeça e faz com que todos cantem, mesmo sem perceber. Ou o fato de acompanhar os anos e mudar conforme a necessidade. A música pop está frequentemente em metamorfose em todos os seus aspectos. Apesar do estilo ter sido originado em 1930, apenas nos anos 50 conseguiu alcançar o mundo. Elvis Presley e Frank Sinatra foram alguns dos principais nomes responsáveis por essa popularização. Levando pelo mundo arte, moda e misturando o pop com outros estilos musicais conseguiram encher estádios por toda parte.

Nas décadas seguintes a música pop continuou em ampla evolução, nos anos 60 os Beatles, Rolling Stones, Bee Gees e diversos outros artistas se destacaram e conseguiram uma fama nunca antes vista no mundo da música. A beatlemania era só uma prévia de fãs loucos por esse tipo de música que vemos até hoje. Quando os anos 70 chegaram a música pop já era conhecida o suficiente para influenciar outros estilos e também criar seus próprios sub-gêneros. Artistas como ABBA e Rod Stewart aproveitaram dessa liberdade para inovar em suas músicas.

Com os anos 80 o estilo já estava pronto para ser reinventado, e foi isso o que fizeram Michael Jackson e Madonna, conhecidos até hoje como o rei e a rainha do pop. Os clipes musicais também começaram a ser usados com mais frequência na divulgação e também para complementar a música. Nos anos 90 os destaques foram os grupos musicais que surgiram, principalmente os conhecidos como “boy bands” e “girl bands”, como Nsync e Spice Girls. Essas bandas faziam sucesso principal entre os jovens e criaram diversas tendências.

Os anos 2000 trouxeram muitas artistas femininas, conhecidas pelos fãs como divas pop, Britney Spears e Christina Aguilera são exemplos que estão até hoje nas principais paradas musicais do mundo. O pop atual está frequentemente ligado a outros estilos como o eletrônico, o rock e no Brasil frequentemente o funk carioca, mas é possível identificar o que é pop facilmente e talvez por isso continue agradando tantas pessoas pelo mundo. Afinal esse é o verdadeiro significado do pop, fazer música que consegue agradar e representar toda uma cultura.