Quais as musicas infantis que mais educam?

Aline Merli Rizzo

Se você tem filho ou sobrinho pequeno, sabe do que estou falando: a música infantil não é mais sinônimo daquelas canções de ninar. Fenômenos como a dupla de palhaços “Patati Patatá” ou “Galinha Pintadinha” colocam os musicais para crianças em um novo patamar. Esses personagens se tornaram uma espécie de “ídolos pop” da molecadinha. Mas, afinal, por que isso acontece? E o mais importante: o papel de ensinar e educar ainda fazem parte desse cenário?

A seguir, conheça os aspectos que compreendem a formação da nova música infantil e o quanto impactam na vida das famílias.

Mídia influenciadora: A Internet mudou a maneira como nos relacionamos com o mundo. E o mesmo acontece com as crianças. Hoje, os pais têm fácil acesso a qualquer tipo de programação infantil pelos sites, incluindo a vídeos que interagem com o público kids. Por isso, a abundância de músicas infantis – como dos exemplos já citados no início do texto – torna-se parte do dia a dia.

Além disso, a comercialização de produtos licenciados em lojas físicas ou virtuais, como bonecos, carrinhos, jogos, roupinhas, mochilas e outros objetos escolares, contribui significativamente para aumentar o poder da marca e a identificação com a criançada.

Nesse aspecto, outro público não pode ser deixado de lado: os pais. São eles quem decidem a compra de todos os artigos relacionados aos personagens por trás das musiquinhas. Por isso, o diálogo com os adultos notabiliza-se por ser bastante assertivo e pontual.

Música infantil: ainda educa?: Quem faz música para os mirins tirou proveito dos novos recursos eletrônicos que surgiram. Cores, sons, cenários 3D…tudo isso prende a atenção das crianças e faz parte de um contexto lúdico cada vez mais moderno. Mas uma coisa não muda: a mensagem transmitida é sempre a mais importante. Se não passar um bom exemplo, dificilmente poderá entrar no universo infantil.

Dessa forma, ficou mais dinâmico mostrar por meio de desenhos as formas geométricas, as letras, as próprias cores – conforme já mencionado – e muitos outros elementos educativos. Principalmente: se a mensagem for bem explorada, é um caminho muito positivo para nortear a conduta que as crianças devem ter para com seus pais, animais e próximos, demonstrando carinho, amor e respeito – um legado que certamente ficará para toda a vida.