O Futuro do Hip Hop

FRANCISCO RAFAEL TEIXEIRA

O movimento: Cada vez mais o Hip Hop se expande dentro do quadro social e musical, no Brasil e no mundo. A abordagem crítica que certos artistas veem utilizando aos poucos, redireciona a música dentro do assunto principal de qualquer sociedade: A desigualdade. Nos EUA o artista Kendrick Lammar, ja colocou muita lenha na fogueira em algumas de suas músicas, abordando temas como racismo e abuso de autoridade, o que resultou nas ultimas semanas em intensas manifestações por todo o país. Um dos exemplos é a música “Damn“, single do seu ultimo lançamento que alem dos temas citados meche também com a igreja católica e chama U2 e Rihanna para “dar uma volta”.

As referências: O Hip Hop filho do Soul, neto do Jazz, sobrinho-neto do Funky e afilhado do Blues, surgiu de uma linhagem extremamente musical e contextual. A subcultura iniciada nos 70’s, trouxe a inclusão de um povo o qual estava cada vez mais sendo oprimido e esquecido na sociedade, por suas condições, sua cor e principalmente pela sua irreverência. Depois que os brancos norte-americanos conheceram e se introduziram, o Hip Hop nunca mais foi o mesmo.  Levando a cultura para o topo do entretenimento com Rapper’s como, Beastie Boys, Vanilla Ice e Eminem, o Hip Hop conseguiu quebrar – pelo ou menos por um breve instante – o preconceito e atingiu todas as classes e raças. Se tornando gradualmente um dos gêneros mais expressivos das ultimas décadas.

O Hip Hop e o Futuro: Artistas como Jay-z, Eminem, Kendrick Lamar e Kanye West, ja citaram o Hip Hop como o novo “Rock” do século atual. O Hip Hop se encontra hoje no topo das paradas e já pode ser considerado a música popular norte-americana. É claro que sempre existirão pros e contras. Algumas músicas dentro do gênero ainda são voltadas diretamente ao entretenimento, com músicas que incitam violência, tráfico de drogas, posse de armas e ostentação. O pessoal das quebradas mais sinistras dos EUA, da região de Atlanta (GA), são os que entendem bem do assunto. Porem, o maior impacto que o Hip Hop vem causando é a capacidade de aproximar diferentes culturas, pessoas que tem como escolha outros gêneros musicais – que acabam se contagiando com o Hip Hop – e também as novas gerações que apesar de ainda não entenderem bem do que se trata, enlouquecem com o ritmo da batida e seu estigma. O gênero veio pra ficar e cada vez mais se introduz como o ritmo futuro.